quinta-feira, 12 de abril de 2018

Nada se cria, tudo se copia.

        Nosso eterno Raul Seixas sempre foi muito criativo na suas canções, tão criativo que costuma reaproveitar melodias de suas próprias canções ou se apropriar de canções de outro compositores. No vasto repertório de Raulzito temos vários exemplos como "Convite para Angela" composta por Raul em 1971, durante o período em que foi produtor da CBS. A música foi gravada pelo cantor Leno, da dupla Lilian e Leno, que iniciava carreira solo. Raul Seixas produziu e participou do álbum "Vida e obra de Johnny McCartney", uma nítida referencia a dupla de Liverpool, mas isso é assunto pra outra postagem, mais tarde a melodia foi reaproveitada para a música "Sapato 36". Outro exemplo é "Bruxa amarela" gravada por Rita Lee, que mais tarde virou "Check-up".
     Mas o que interessa nesta postagem são as inspirações em músicas de outros compositores, algumas praticamente plagiadas por ele. Segue então uma listagem com algumas músicas adaptadas por Raul.

Rock das "Aranha" x Killer Diller de Jim Breedlove
Esta talvez seja a adaptação mais conhecida envolvendo as músicas de Raul, ele próprio acabou admitindo mais tarde que "passou a mão" na composição de Jim Breedlove.



S.O.S. x Mr Spaceman dos The Byrds
Em S.O.S Raul fala de discos voadores, numa fuga da nossa realidade, a canção Mr. Spaceman do The Birds, lançada no álbum Fifth Dimension, de 1966 também tem esta temática, além da melodia bem country da canção da banda californiana ser muito semelhante.



O Rock do Diabo x Honey Don’t de Carl Perkins
Desta canção de Carl Perkins, lançada em 1956 Raul reproduziu o riff inicial e a levada rítmica do rockabilly clássico de Carl Perkins, esta canção teve varias regravações, inclusive uma feita pelos Beatles anos mais tarde.



Mas I Love You (Pra ser Feliz) x “Here Tonight” de Gene Clark
Gene Clark que foi vocalista da banda The Byrds entre 1964 e 1966, gravou esta canção em 1973 no álbum Roadmaster. Raul se inspirou nela para gravar 1985 a música Mas I love you, que fez parte do álbum Metro Linha 743.



Peixuxa x Ob-La-Di, Ob-La-Da dos The Beatles
Ob-La-Di, Ob-La-Da é uma música dos Beatles lançada 1968 no White Album ou Álbum Branco, como ficou conhecido no Brasil. Quando Paul McCartney escreveu a música, sua a intenção era fazer um ska. Mas a gravação ficou mais com cara de bubblegum do que de música jamaicana. Raul criou Peixuxa em cima da canção lançada pelos Beatles, pode-se perceber a semelhança na introdução da música.







Nenhum comentário:

Postar um comentário